Engenharia Genética

Engenharia tecidual é o campo da Medicina e da Odontologia que mais cresce. Ela combina a resposta biológica natural do organismo frente a uma injúria aos princípios da Engenharia. O objetivo da engenharia tecidual é replicar ou regenerar a forma e a função originais dos tecidos ou órgãos perdidos. Nos tempos atuais, a demanda estética dos pacientes tornou-se um grande desafio na Implantodontia, principalmente quando existe uma severa perda óssea. A terapia celular por meio de fatores de crescimento é fundamental para recuperar o osso perdido, independentemente da causa, para que se possa fazer a implantação na melhor posição possível em um osso regenerado, com as qualidades nativas antes da sua perda.

Dentre os diversos princípios e fatores de crescimentos, podemos destacar três: o Plasma Rico em Plaquetas (PRP), o Plasma Rico em Fibrinogênio (PRF) e as Proteínas Morfogenéticas Ósseas (do inglês, BMP).

O PRP e o PRF consistem em preparados a partir do sangue do paciente, que concentram respectivamente as estruturas sanguíneas, plaquetas e fibrina. Têm como objetivo de acelerar e maximizar o processo de cicatrização e regeneração tecidual em cirurgias de reconstrução ósseas para implantes dentários. O PRP já é utilizado em na odontologia e na ortopedia há mais de 10 anos. Já o PRF, tem sua indicação se consolidando nos últimos anos na odontologia, com resultados ainda superiores ao PRP.

Já as BMP’s, ou melhor, as rh-Bmp2 (subtipo produzido sinteticamente), são o que hoje existe de mais moderno em se tratando de regeneração tecidual. Estas proteínas têm a capacidade de estimular o organismo a regenerar completamente o osso perdido, sem a necessidade de se remover enxertos ósseos do paciente. Foram aprovadas para uso em ortopedia e odontologia nos Estados Unidos desde 2007, e no Brasil liberadas para uso na odontologia desde 2009. Com este material, até mesmo as grandes reconstruções ósseas para colocação de vários implantes dentários, podem ser realizadas sem se remover sequer um mínimo fragmento de osso do paciente.

A Equipe 3Odontologia está preparada para trabalhar com todos esses fatores de crescimento, e lhe oferecer o que há de mais atual em se tratando de Engenharia Tecidual na Odontologia.